sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carnaval!! Cultura e diversão!!

Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar nocristianismo da Idade Média. 

O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval".  

Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do Séc. XIX 

A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades comoNice, Nova orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.


O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.

O carnaval do Rio está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo


Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.



 História do Carnaval no Brasil
Chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. O carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. 




No final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos!!


O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 

Imagens Frevo: 



Imagens Maracatu:




Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval. 


Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região.

Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.


  Olodum


Ileyaê




Um excelente carnaval! Pulem, brinquem e divirtam-se!!

7 comentários:

Jorge Purgly disse...

Gostei bastante Alessandra. Bom carnaval a todos.

Professor Genivaldo disse...

Carnaval na Bolívia celebra o diabo http://migre.me/7XNFN

http://migre.me/7XNFN disse...

Carnaval na Bolívia celebra o diabo.
Link correto.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Importantes informações sobre essa festa que toma conta do país. E, por esse motivo, não podemos simplesmente ficar alheios a ela. Parabéns pela pesquisa e informações publicadas. E não apenas falácias como se costuma ler.
QUEM NÃO GOSTA, NÃO SE METE.

SENAI Moda por Alessandra Lila disse...

Obrigada pessoal!!pelos comentários construtivos!!
Bjs

Daine Lila disse...

que lindo Ale!!!Adorei parabénsss!!!
bjossss