quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aniversário Carmem Miranda



Maria do Carmo Miranda da Cunha (Marco de Canaveses, Portugal, 9 de fevereiro de 1909 -  Los Angeles, 5 de agosto de 1955). Carmen Miranda foi uma cantora e atriz luso-brasileira, sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950.
Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da  década de 1960.





 “Você tem que me dar seu coração...”,  trecho do estrondoso sucesso Para Você Gostar de Mim, que bateu o recorde de 35 mil exemplares vendidos em um mês. 
 Ela  não se limitou à música, realizava diversas apresentações em festas, teatros e festivais e rapidamente foi convidada para fazer as aberturas das projeções de filmes de Hollywood no Cine-Teatro Broadway.
Participou de 20 filmes produzidos pela Cinédia, Sonofilmes, 20th Centrury Fox, United Artists, MGM e Paramount, e contracenou com os mais importantes atores do Brasil e dos Estados unidos, de Oscarito a Jerry Lewis. 

Carmen se tornou uma grande estrela de Hollywood, é até hoje a única latino-americana a ter a marca de suas mãos e plataformas gravada na Calçada da Fama no Teatro Chinês de Los Angeles.
Mãos na Moda

Carmen Miranda nunca seguiu a moda. Usava o que favorecia seu visual no palco e seu tipo físico. As plataformas de 20cm e os turbantes tropicais davam-lhe um pouco mais de altura – tinha 1,52cm. Sentava à maquina de costura para criar pensando apenas nela mesma. “Se as mulheres, depois, resolvem me copiar, tudo bem. Nada tenho contra – até gosto”, dizia. Seus figurinos, pesados e estampados, entretanto, ajudaram-na a alcançar notoriedade. Carmen ditou moda.
A máquina de costura era como uma grande amiga. Bordava até de madrugada. "É uma verdadeira terapia. Acalma meus nervos. Se me sentar à máquina, já com um vestido bem bolado, sou a criatura mais feliz do mundo", garantia.


Ainda adolescente, empregou-se em lojas. Ajudava com a decoração das vitrines, atendia no balcão e também trabalhava na costura, nos bordados e na fabricação de chapéus com a contramestra Madame Boss, aprendizado que mais tarde seria aproveitado nos shows e filmes. Carmen criava as roupas que usava, eventualmente com ajuda dos figurinistas dos estúdios de Hollywood. Também preferia bijuterias a jóias, usava muitas pulseiras e colares de cores e materiais diferentes, estabelecendo tendências. Por volta de 1933-1934, já lançava a moda dos casaquinhos e encomendava a um sapateiro do Catete as primeiras plataformas da história.

A imagem da baiana estilizada já havia sido esboçada pela artista no famoso Cassino da Urca, mas foi Dorival Caymmi que a ajudou a levar a popular personagem do carnaval brasileiro, que remete às origens do povo negro, para o show business brasileiro e internacional. Carmen pegou a idéia emprestada dos trajes das baianas que usavam cestas com frutas na cabeça. A fantasia, repleta de balangandãs, é minuciosamente descrita no samba O que é que a baiana tem, que apareceu no musical Banana da Terra, de Ruy Costa,de 1938.

No livro Cancioneiro da Bahia, Caymmi explica que balangandãs são uma penca de objetos de devoção, em prata e ouro, usados pelas baianas autênticas, de "partido alto" nas grandes festas populares da Bahia. O compositor havia visto essas figuras numa estampa antiga. A baiana tornou-se o traje nacional graças à Carmen.

A Pequena Notável criou uma identidade bem brasileira, sensual, fascinante e colorida. Nos Estados Unidos, inspirou chapeleiros internacionais, vitrines na Quinta Avenida e mulheres de todos os tipos. Diziam que ela havia desbancado costureiros franceses como Dior e Chanel.

A figura marcante de Carmen Miranda é até hoje continuamente revisitada. Alexandre Herchcovitch, Icárius, as marcas Salinas, Rosa Chá, Sta. Ephigênia além de Carlos Tufesson e Napoleão Lacerda são alguns dos que se inspiraram na artista para criar suas coleções – até mesmo Madonna declarou Carmen como sua influência. Tema da São Paulo Fashion Week em janeiro de 2009, com exposição de seus objetos e figurinos, ela é hoje uma fonte fashion onde não param de beber nomes e grifes importantes da moda.


Mais informações sobre Carmem Miranda

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Gostei da reportagem Alessandra,
parabéns!