quinta-feira, 13 de junho de 2013

GREASE 35 anos!!!!


Grease, nos tempos da brilhantina (1078) é um musical que retrata a juventude dos anos 50, buscando contextualizar a cultura jovem que emergia neste período.
 
Criado por Jim Jacobs e Warren Casey. Seu nome vem de uma subcultura de jovens trabalhadores norte-americanos conhecidos como "greasers", Gangues de rua existentes no nordeste e no sudeste dos Estados Unidos nos anos 50.  O estilo de vida destes jovens tornou-se popular entre a juventude americana devido à seu aspecto de rebelião aos modos e costumes.
 
" Califórnia, década de 50. Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época. "



Os estilos iam do mais ousado ao mais discreto. No mais ousado, maquiagem mais carregada no batom e rímel. Roupas justas e cabelos volumosos, o que chamavam  mais atenção. As mulheres deste estilo costumavam fumar e adoravam sapatos  plataforma.
No estilo mais recatado tiaras e cabelo com laquê, vestido folgado, mas não curto. Faixas na cintura e tons pastel compunham esse estilo. A maquiagem tinha rímel forte, mas com batom discreto. Como complemento, bolsinha de mão.
Para os homens, o clássico visual composto de jaqueta de couro preta, camiseta branca por dentro e jeans com botas engraxadas, sem dispensar a emblemática motocicleta. Os cabelos com os topetes  á base da famosa brilhantina. (Cosmético apresentado na forma de pomada utilizada para modelar o cabelo. Sua composição é de basicamente parafina líquida, parafina comum e petrolatum, que são os mesmos ingredientes essenciais das atuais pomadas, ceras fixadoras e finalizadores para cabelos)
 

 
O corte de cabelo conhecido como Grease continua fazendo sucesso e várias pessoas aderem a  essa moda. 
O corte consiste basicamente na raspagem das laterais, um topete alto e bastante gel ou laquê para que o penteado fique firme. Esse estilo, que na época retratava os Bad Boys, atualmente se adaptou para os mais diversos estilos. As variáveis mais freqüentes são:
Hype Grease: É um dos estilos mais contemporâneos. Pode ser usado como uma franja longa ou até mesmo um moicano enorme. O cabelo das laterais é raspado, geralmente na maquina um ou dois, deixando a franja e o cabelo que fica encima bem marcado.
Easy Grease: É o mesmo corte utilizado pelo John Travolta em seu musical. O Topete é grande com bastante gel, entretanto os lados são aparados com a navalha, deixando o visual mais casual.
Military Grease: O Military Grease retrata bem o seu nome. Foi inspirado nas Grandes Guerras Mundiais. Consiste em raspar as laterais e deixar a parte superior curta. É um visual prático e não precisa de tantos cuidados como os outros dois.


 
O fim dos anos 50 foi marcado por uma geração de jovens consumistas pós-guerra nos EUA, começando grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll.
 
Blusão de couro, topete e jeans, motos e lambretas, mostram uma rebeldia influenciada pelo cinema. As moças bem comportadas abandonam as saias rodadas para usarem calças cigarette e minissaias, num prenúncio de liberdade, que foram se adaptando e revolucionando a moda!




Músicas mais ouvidas!!!
  1. Beauty School Drop-Out
  2. Grease Is The Word
  3. Greased Lightnin'
  4. Hopelessly Devoted To You
  5. I Don't Know What I Like About You Baby
Ouça as músicas!!

Alessandra Lila
Especialista em Moda

2 comentários:

Daine Lila disse...

adorooooo o cabelo dela!!!!
Bjooo Ale!

allelilla disse...

Sim Lindo!!!!!!!!!!!
Bjsssssss