terça-feira, 16 de abril de 2013

Agora que são E L A S !!!




Versáteis e atemporais, elas são fundamentais em qualquer guarda-roupa!!
Podem ser usadas em quaisquer ocasiões – caem bem tanto no dia quanto a noite, elas não saem de moda nunca e possuem modelagens para todos os tipos de corpos. Podem satisfazer qualquer estilos e gosto. Basta escolher a  modelagem, o tecido, a estampa e o  caimento, e usar e abusar desta peça tão comum, e singular!!!



A camisa é de origem egípiciaKalasiris”,  era uma vestimenta reta, costurada dos lados, com abertura  para passar a cabeça. Já na época do império romano, esta peça ganhou mangas, e foi denominada de túnica manicata. Era usada com cintos e foi usada durante toda a idade média, tanto por homens como por mulheres. A manicata era usada à noite como “roupa de baixo” e aos poucos ela foi ganhando espaço, e passando a servir como “roupa de cima”.




No final da idade média, a camisa já era conhecida e considerada indispensável por todas as pessoas. Apareceu timidamente sob as túnicas e vestidos, e devagar foi ganhando golas, punhos... e com esses detalhes espaços nas composiçoes.


Acompanhando as transformações da moda, a camisa virou símbolo de status, sendo apreciada pela qualidade dos tecidos, bordados e principalmente pela sua brancura, que era denegrida pelo suor do trabalho.

Os nobres usavam camisas impecavelmente brancas com golas sempre altas, erguidas. Somente em 1853, passou-se a usar a gola virada para baixo. Por muito tempo, a camisa branca apontava hierarquia social, tanto é que no século XIX, os nobres era diferenciados dos operários em função dos seus colarinhos –  brancos para os  nobres e colarinho azul  para operário).





 
A camisa nos séculos XVIII e IXX passou a ser item quase que exclusivo do guarda roupas masculino, era ela que compunha com fraques, ternos e casacas.







No final do século XX, a camisa era artigo em quase todos os guarda roupas femininos, e auferia padronagens e estampas diferenciadas, como listras, florais xadrezes...

 

 
 
 
 
 


Atualmente além desses detalhes importantes a camisa ganhou uma aliada que a transforma e a faz permanecer sempre favorita entre outras peças, que vão e vem juntamente com a efemeridade da moda.

 

A modelagem que impera absoluta. Básica, irreverente, assimétrica.... ela recria a Camisa com uma facilidade impressionante!! E a faz permanecer absoluta!




 
 
Versátilidade  descreve está peça que também é associada a profissionalismo, a poder e principalmente a personalidade marcante e segura.

 
Associadas a personagens ou a personalidades, a  grandes marcas ou não. Está peça é histórica e pertence a VOCÊ!! Use e abuse dela, vasculhe seu guarda roupas, do seu pai, da sua mãe, com certeza encontrará belas peças que inspirarão ainda mais seus dias!!




 Alessandra Lila
Especialista em Moda






5 comentários:

Jane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jane disse...

Adorei o post... Eu amo camisas, camisetes, acho elegante. Bjusss

Daine Lila disse...

Amooo Camisasss....Como ficamos lindas de camisas né?
Ameiii Mana parabénss!
bjo

allelilla disse...

Que Bom Jane!! Sim tudo de bom né, com elas sempre estamos bem vestidas!!!!Bj

allelilla disse...

Sim mana E comooooooooooo!!!Lindas já somos ( nós mulheres) mais concordo.. ficamos ainda mais!!!Bj