quinta-feira, 10 de maio de 2012

Vidal Sassoon, o homem que libertou os penteados das mulheres!!!




Morreu ontem à noite(09/05/12), aos 84 anos, vítima de leucemia, o  famoso cabeleireiro Vidal Sassoon. O seu nome marcou a moda e a vida das mulheres, libertando-as da laca e dos travessões nos anos 60, quando inventou penteados que apenas exigiam lavar e secar. Ele morreu na sua casa em Mulholland Drive, Los Angeles. 




 

Quando começou a trabalhar, nos anos 50, os penteados que se usavam envolviam rolos, cabelos armados e cheios de laca. Quando os anos 60 chegaram, os penteados criativos de Sassoon que implicavam pouca manutenção encaixavam-se perfeitamente nos movimentos de libertação feminina da época.

Nos Estados Unidos estudou na universidada de Nova Iorque. Como cabeleireiro, notablizou-se por ter criado uma forma de penteado baseada na Bauhaus e cortes baseados nas formas geométricas.

Ficou famoso ao difundir o corte chanel e ao criar o "corte de cinco pontas" que fez sucesso entre os modernos dos anos 1960. o "Prince Valiant" e o estilo de "deusa grega".

A minha ideia era modelar o cabelo, para usá-lo como uma espécie de tecido e retirar dos penteados o que era supérfluo....As mulheres estavam a começar a trabalhar fora de casa, a assumir o seu próprio poder.” “Não tinham já tempo para ficar sentadas debaixo de secadores”. Los Angeles Times, 1993.

Sassoon abriu seu primeiro salão em Londres em 1954. Foi ele o responsável por popularizar o estilo "lavar e sair" de cabelos. Seus cortes geométricos eram parte integrante do look de Mary Quant, a estrela fashion britânica que deu fama à minissaia.


 Estilista Mary Quant se o  icônico corte de Vidal Sassoon
 

A modelo Peggy Moffitt, outro ícone dos 60's que teve os cabelos cortados por Vidal. 
Peggy 

Fora do universo da moda, ele é conhecido pelo visual curtíssimo exibido pela atriz Mia Farrow no filme "O bebê de Rosemary".

 Mia Farrow com corte de Vidal Sasson


Ele participou da Guerra de Independência de Israel, em 1948, e também tinha como compromisso ao longo da vida a busca pela erradicação do anti-semitismo.

Casou-se quatro vezes e teve quatro filhos com a segunda mulher. Nenhum dos filhos lhe seguiu os passos no mundo dos cabelos.

Nenhum comentário: