quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TIMBÓ- “A História dos Sapatos: uma viagem no tempo” é o tema da próxima exposição da Fundação Cultural de Timbó e Museu do Imigrante.


Será montada na sala de exposições temáticas do museu, uma linha do tempo sobre a história dos sapatos a partir da Pré-história até a Idade Contemporânea, com imagens de sapatos da China, Japão, Índia, Grécia, Roma, Egito, Armênia, França, Germânia e Líbano.

Os visitantes vão se surpreender com imagens curiosíssimas como: o sapato Flor de Lótus, o Choines do século XVI, saltos para homens usados na Europa no século XVII, o Okobo, o Kabkabs, a Paduka, sapatos nupciais, botas de futebol, sandálias medievais, Chopines, Poulaines, Sapato Funerário, dentre outros. 

A exposição também contempla a história dos sapatos no Brasil a partir do século XIX, haja vista que até a vinda da Família Real para o Brasil em 1808; a maioria das pessoas usava sapatos apenas para proteção dos pés. Com a vinda da Corte Portuguesa ao Brasil, os costumes europeizaram-se e a elite branca brasileira passou a usar os sapatos Rococós, as botas de seda, pelica ou camurça e o Borzeguim, também conhecido como botina. 

Segundo o historiador Eduardo Motta, usar um par de sapatos no Brasil Colônia diferenciava o pobre do rico, o escravo do homem livre, o “índio catequizado e com alma, do não catequizado e sem alma”.

Além dessas histórias, na exposição haverá um espaço muito especial, o da “sessão nostalgia” com imagens das inesquecíveis Congas, do Kichute, do All Star, das Alpargatas, da Melissa Aranha e do terror das crianças da década de 80, as Botas ortopédicas. 

O ponto alto será a exposição de fotos das antigas fábricas de sapatos de Timbó e sapatos de diferentes períodos históricos que pertencem ao acervo da família de Erwin Theilacker, fundador da Fábrica de Calçados Theilacker (1939) e do Senhor Ottomar Theilacker (artista plástico de Timbó).

Além dos sapatos, também serão expostos tamancos de madeira, moldes e mesa utilizada para a fabricação de tamancos, pertencente ao acervo da família de Victor Roeder.

Contato para agendamento: (47)3382-9458 ou museudoimigrante@culturatimbo.com.br

Nenhum comentário: